Em alusão ao mês de conscientização quanto às mortes no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizou em Gurupi o lançamento da Campanha Maio Amarelo 2024. O evento teve como palco o Centro Cultural Mauro Cunha e contou com a presença dos representantes de diversas esferas e que serão parceiras dessa campanha.
Dados estatísticos
No município foi registrada uma queda de 20% no número de óbitos em sinistros de trânsito entre os anos de 2022 e 2023. De acordo com o Setor de Estatísticas do Detran/TO, em 2022 foram notificadas 40 mortes em sinistros, já em 2023 foram 36 registros.
Em 2024, até o mês de março, foram seis vidas perdidas em sinistros de trânsito em Gurupi, no mesmo período do ano passado foram 7 óbitos. Quanto ao número de sinistros na cidade foi registrado um aumento de 21,48%, no primeiro trimestre deste ano em relação ao ano passado. Em 2023, de janeiro a março, foram registrados 149 sinistros de trânsito em Gurupi, já em 2024 já são contabilizadas 181 ocorrências, números que alertam para a necessidade de atenção e cuidado por parte de condutores e pedestres.
Para o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, a proposta da campanha deste ano “Paz no trânsito começa por você " veio ao encontro da necessidade de que cada cidadão contribua para um trânsito mais seguro. “O tema deste ano aborda quanto a conscientização de todos para a construção de um trânsito mais pacífico e harmônico e que essa busca começa pela atitude individual de cada um de nós, sabemos que a redução dos números é excelente, mas ainda estamos longe do ideal, nossa meta é que ninguém perca a vida no trânsito, e para isso nos aliamos a diversos parceiros, a campanha desse ano é diferente porque estamos atuando nas mais diversas frentes e contamos com o suporte da gestão do governador, Wanderlei Barbosa”, afirmou o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga.
Maio Amarelo 2024
Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a iniciativa completa 11 anos de movimento em 2024 e visa instigar a reflexão e o exercício da gentileza no trânsito por parte de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres, contribuindo para a construção de vias mais seguras, pacíficas e ordeiras.
Órgãos parceiros
As ações que irão fazer parte da mobilização contarão com o apoio de diversos órgãos públicos, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), a Polícia Rodoviária Federal, (PRF) a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO).