NATIVIDADE

Em celebração ao Dia Mundial da Árvore, nesta quarta-feira, 21, todos os estudantes do Colégio Agropecuário de Natividade participam do primeiro ciclo de produção de 25 das 50 mil mudas de árvores nativas que serão cultivadas no Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) do município, neste ano.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manoel Alves (CBHRMA), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Prefeitura Municipal de Natividade, o Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural (IBRAMAR) e a comunidade se juntaram aos alunos preenchendo 29 mil tubetes com substrato e semeando as sementes colhidas na região que serão cultivadas nesta primeira etapa para posterior plantio na recuperação de matas ciliares de rios e nascentes.

O secretário da Semarh em exercício, Aldo Azevedo, ressaltou o orgulho da consolidação da iniciativa junto com os parceiros e com os estudantes do Colégio Agropecuário do município que estão dedicados a este ciclo de produção desde a fase da coleta de sementes, beneficiamento, preparação dos tubetes, iniciando a semeadura dos grãos para cultivo das futuras mudas de árvores nativas, que serão distribuídas pelo CRAD de Natividade.

“A gente vê a satisfação dessa garotada, junto com a gente em todas as fases, o Colégio Agropecuário é muito importante e esse é o papel que a gente deseja desempenhar ao lado de parceiros, assim como da UFT de Gurupi, aqui em Natividade temos a participação dos nossos estudantes”, destacou Aldo Azevedo.

O manejo das sementes pelos estudantes foi orientado pelo engenheiro florestal João Noleto, integrante da equipe técnica da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, que repassou aos alunos técnicas adequadas para cada tipo de semente para garantir a germinação e o desenvolvimento da planta. “Fizemos, com a ajuda dos professores, a limpeza, classificação e seleção das sementes para o plantio nos tubetes, levando em conta o tipo de semente e a necessidade ou não de quebra de dormência”, explicou.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, Mário Sena, contou que, junto com os parceiros e alunos do Colégio Agropecuário de Natividade, o Dia da Árvore está sendo celebrado no município com uma semana de mobilização. Ainda segundo Mário Sena, a meta é concluir o plantio de sementes desse primeiro ciclo de produção do CRAD Natividade até a próxima sexta-feira, 23, para, em breve, iniciar a distribuição das unidades que serão utilizadas na revitalização das bacias, Áreas de Preservação Permanente (APP) e arborização dos municípios.

Investimento

No total, o Tocantins investiu mais de R$ 1,4 milhão na instalação de quatros CRADs, com unidades nos municípios de Gurupi, Natividade, Araguatins e Palmas (em fase de implantação). Esses Centros de Revitalização atendem os cinco CBHs do Tocantins, entre eles o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves; Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda; e Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas.

Os CRADs são financiados com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e fazem parte do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do Tocantins, que tem como objetivo a produção de mudas nativas para recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) como nascentes e matas ciliares impactadas.