emprego

Os dados do Cadastro Geral de Empregado e Desempregados (Caged) referentes a junho de 2022 registraram um saldo de 2.527 novos postos de emprego gerados no Tocantins. Trata-se do resultado entre 10.392 trabalhadores admitidos e 7.864 desligados no referido mês.

Ao comparar junho de 2022 com o mesmo período do ano passado percebe-se um saldo 52,78% maior, uma vez que o saldo de junho de 2021 foi de 1.654.

Segundo o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro, os números de emprego no Tocantins neste primeiro semestre têm sido animadores, e comenta: “Recentemente avaliamos os dados do IBGE e agora os do Caged, ambos muito positivos. Nosso objetivo é continuar apoiando nossos trabalhadores por meio do Sine e assim garantir que todas essas oportunidades sejam bem ocupadas”.

Setores da economia que mais contrataram em junho

De acordo com a gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra , o setor da economia que mais contribuiu para os dados positivos do último Caged foi a Construção Civil que registrou uma saldo positivo de 605 postos abertos. “Historicamente esse período do ano aquece a setor da construção civil e consequentemente o mercado de trabalho”, pontua a gerente.

O setor de Comércio, Reparação de Veículos, Automotores e Motocicletas também registrou saldo positivo de 496 postos de trabalho e foi seguido por Informação, Comunicação e Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas com saldo positivo de 348 postos abertos.

Movimentação dos empregos nos municípios do Tocantins

Os municípios de Palmas (1.101 novos empregos), Araguaína (188 novos empregos), e Porto Nacional (164 novos empregos), obtiveram melhor desempenho no acumulado do saldo de empregos em junho de 2022.