O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins irá realizar o Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio, entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro a partir das 8h com o apoio da Fundação Pró-Tocantins, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O objetivo do evento é atualizar as informações sobre suicídio e melhorar as técnicas de abordagem aos tentantes.
Participarão do treinamento, três bombeiros militares da corporação de cada unidade no estado, além de contar com representantes da Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Instituto Médico Legal (IML), tambem receberão o treinamento alunos dos cursos de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP-ULBRA), e Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.
O curso será ministrado pela equipe do tenente-coronel José Edir Paixão de Sousa, do CBMCE, que tem vasta experiência no assunto, já ministrou o tema em outros países, e publicou o livro Suicide by Cop - Suicídio de Policial e Suicídio Noutra Perspectiva, e co-autor do Livro Abordagem na Tentativa de Suicídio: Manual Teórico-prático para Profissionais da Segurança Pública.
“As abordagens durante o curso visam capacitar os participantes para atuarem em cenário onde há pessoas em crise suicida, além de dar dicas de como identificar em um colega de trabalho, situações em que se evidenciam que há a necessidade de recomendação de ajuda na área de psicologia ou psiquiatria. Vai identificar no colega de trabalho, comportamentos que requerem a intervenção profissional para a situação que ele está passando”, explica o major Nilton Rodrigues, diretor de Ensino e Pesquisa do CBMTO.
O próprio major Nilton já tem formação na área de abordagem à tentativa de suicídio, e destaca que, “trazer essa formação para o Tocantins é uma forma a mais de contribuir com a sociedade e reforçar a importância da prevenção e atenção às pessoas no mês de setembro – mês amarelo, que trata da prevenção ao suicídio”.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), relatam que o suicídio mata mais que a malária, HIV, câncer de mama, algumas guerras e até homicídio.
Ao todo, são 40 vagas para os bombeiros e demais agentes das Forças de Segurança. O CBMTO está, também, abrindo 30 vagas para jornalistas interessados no tema e que assim poderão aperfeiçoar suas abordagens na hora de discorrer um texto para as publicações sobre suicídio.
“Ainda teremos os alunos do Curso de Formação de Praças, os futuros bombeiros militares do Tocantins, durante 70% da ministração”, completou o major Nilton.
Dentro da programação, o Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio terá cerca de 70% das aulas na teoria, e 30% de atividades práticas. O requisito para a garantia da vaga, é não ter tido nenhum problema psicológico grave nos últimos dez anos.
Divulgação/Governo do Tocantins
Edição: Amanda Oliveira